Ágil | A plataforma completa p/ corretores autônomos e imobiliárias
Ágil

Ágil

,

Edifícios completos ou mais um passo rumo às cidades verticais?

Imagem de prédios feita por IA para dar exemplo de cidade vertical.

As futurísticas cidades verticais não são mais construções apenas presentes em filmes de ficção. A Arábia Saudita nos prova isso ao construir, agora no presente, uma cidade vertical no meio do deserto.

A construção denominada THE LINE consiste em dois arranha-céus paralelos, separados por um espaço de 200 metros, e se estende por 170 km, atravessando o país de ponta a ponta e passando por desertos e montanhas. A cidade, um lugar totalmente diferente de tudo que o ser humano já viu, é realmente um projeto pensado para o futuro e acomodará cerca de 9 milhões de habitantes.

Focada em abrigar um número tão grande de pessoas, a Arábia Saudita não está apenas investindo em inovação tecnológica, mas também em um projeto sustentável que proporcione uma boa qualidade de vida para os habitantes. Por isso, o projeto será livre de emissões de carbono, ou seja, sem veículos motorizados e estradas. A estrutura funcionará com energia totalmente renovável, preservando 95% do território local.

Fonte: Canal NEOM / youtube

Entretanto, de acordo com a revista EXAME, “Os primeiros módulos estão previstos para ser ativados em 2026 e, até 2030, a intenção é que cerca de um milhão de pessoas morem lá, chegando a nove milhões em 2045.”

Um novo gigante nas praias de Santa Catarina

Enquanto isso, alguns edifícios parecem estar seguindo a tendência das cidades verticais, tornando-se cada vez mais completos para proporcionar conforto total aos residentes. Um exemplo dessas construções, agora em território nacional, é a FG Tower.


FG Tower e Open Mall (FG Empreendimentos/Divulgação)
FG Tower e Open Mall (FG Empreendimentos/Divulgação)

A FG Empreendimentos construirá em Balneário Camboriú uma torre com 110 andares, a qual terá unidades residenciais, três shoppings e três salas empresariais (open mall). Além disso, a empresa, que já possui 8 dos 10 maiores prédios do país, decidiu adicionar mais um ao ranking. Com previsão de mais de 350 metros de altura, a nova torre se tornará, portanto, o segundo maior edifício do Brasil, atrás apenas de outro grandioso projeto futuro da FG, o Triumph Tower, que terá 509 metros e 140 andares.

Como a empresa possui 80% dos terrenos de frente para o mar da cidade catarinense, construirá o edifício no Centro de Balneário Camboriú, na Rua 2050, esquina com a Avenida Brasil. O projeto ocupa uma quadra inteira e inclui, além da torre, um shopping de luxo de três andares, o que valoriza ainda mais as residências.


FG Tower e Open Mall (FG Empreendimentos/Divulgação)
FG Tower e Open Mall (FG Empreendimentos/Divulgação)

FG agora veio para ficar

Anteriormente, a FG Empreendimentos esteve em uma disputa para conquistar o primeiro lugar no ranking dos maiores edifícios do Brasil. Apesar de ter chegado ao topo, a empresa foi ultrapassada pelo edifício Yachthouse by Pininfarina devido à adição de dois pináculos.

Quer saber mais sobre essa história? Leia: “Disputa de gigantes: qual o edifício mais alto do Brasil?”

Desta vez, a empresa vem para se manter no topo do ranking, superando o Yachthouse por 55 metros, uma altura mais difícil de ser ultrapassada por pináculos.

Conclusão: Edifícios completos são o futuro

Embora a Arábia Saudita desenvolva um projeto inovador que representa uma abordagem totalmente nova, observamos que os edifícios convencionais se tornam cada vez mais completos. Esses edifícios permitem que os residentes realizem suas atividades diárias sem precisar sair, oferecendo uma gama de serviços e comodidades no próprio local.

Essa tendência de integração e autossuficiência nos edifícios segue o mesmo princípio do THE LINE, sugerindo que o futuro irá trazer estruturas ainda mais futurísticas e expansivas, projetadas para acomodar um número crescente de pessoas em ambientes que se expandem verticalmente.

Compartilhe

Veja também: